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We Wear Culture Google Lanca Plataforma Com Exposicoes De Moda Ao Redor Do Mundo - - Cidade - Estado


Fonte: https://oglobo.globo.com/ela/moda/we-wear-culture-google-lanca-plataforma-com-exposicoes-de-moda-ao-redor-do-mundo-21483981


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Conheça os segredos da dieta detox de Bruna Marquezine Conheça os novos designers que movimentam a cena criativa... Tudo pronto para o Veste Rio tornar o Rio uma verdadeira... We wear culture: Google lança plataforma com exposições de moda ao redor do mundo Museus brasileiros, como o Masp e o de Carmen Miranda, colaboraram com a iniciativa por Talita Duvanel 17/06/2017 4:30 Publicidade We wear Culture: um dos vestidos da coleção Rhodia, do Masp - Divulgação RIO - Em 2012, o Museu Salvatore Ferragamo, em Florença, na Itália, montou uma exposição em homenagem a Marilyn Monroe, uma das clientes mais famosas do sapateiro. Por seis meses, os visitantes puderam observar de perto algumas de suas roupas, sapatos e fotos favoritas. Depois de janeiro de 2013, quando a mostra terminou, “quem viu, viu…” Mas quem não viu agora também pode, com a mesma riqueza de detalhes e sem precisar de máquina do tempo. Isso porque o Google lançou em todo o mundo a “We wear culture” (“nós vestimos cultura”, em tradução livre), uma plataforma do Google Arts & Culture para organizar e disseminar na web a história da moda. Por lá, a tal exposição do estilo de Marilyn e tantas outras que não estão mais em cartaz, podem ser vistas, assim como coleções de moda permanentes de instituições como o British Fashion Council, na Inglaterra, o Kyoto Costume Institute, no Japão, ou o Cristóbal Balenciaga Museo, na Espanha. São mais de 180 parceiros que colocaram seus acervos a um clique de qualquer fashionista. — Temos a plataforma Arts & Culture desde 2011 e, de tempos em tempos, fazemos alguma iniciativa diferente dentro dela. Com essa, queremos mostrar que a moda também é expressão de arte e cultura — contou Alessandro Germano, diretor de parcerias do Google no Brasil. Publicidade Germano e seu time foram responsáveis por explicar o projeto para as 11 instituições brasileiras que colocaram seus acervos de moda on-line. Entre os destaques de São Paulo, está o Masp, que digitalizou a coleção de peças da Rhodia. Aqui no Rio, o Museu Carmen Miranda, que contribuiu com 168 itens, entre roupas, turbantes e bijuterias da cantora e atriz, que podem ser vistos com uma riqueza de detalhes impossíveis para os olhos sem zoom. Mas algumas das mostras brasileiras mais interessantes são as organizadas pelo Museu da Moda Brasileira — aquele que ainda não abriu, na Casa da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, por causa da crise que assola o Estado, mas acabou nascendo on-line. Tanto ele quanto o de Carmen Miranda ainda não eram parceiros do Google na plataforma. Entraram por causa do tema e esperam que as exposições virtuais até ajudem a empolgar a iniciativa privada a se juntar ao estado para investir na reabertura da Casa da Marquesa. — Está muito difícil captar recursos — diz Raphael Hallack Fabrino, superintendente de museus do estado. — Mas o Rio tem um acervo muito significativo, e o projeto ajuda a dar visibilidade. É um tesouro que não estava exposto. Da coleção do Museu da Moda Brasileira, o ponto alto são os 103 desenhos e croquis do figurinista e designer Alceu Penna, um dos maiores nomes da moda brasileira entre os anos 30 e 70. — Para os desenhos do Alceu Penna, usamos a Art Camera, que digitaliza em bilhões e bilhões de pixels. Você consegue ver detalhes do traço, do relevo do papel, de uma forma muito rica — conta Alessandro Germano, que garante que toda a curadoria das exposições é feita pelos museus. — A gente é muito curioso, mas somos uma empresa de tecnologia. Por isso, quem dita os rumos do que vai estar ali são os parceiros. Publicidade Mas a ideia dos engenheiros do Google é que o computador (ou o celular, já que há versões mobile para iOS e Android) não fique com cheiro de naftalina. A proposta é que, na página principal do projeto, haja também vídeos que comentem a moda atual das ruas e façam tutoriais. Quem vai cuidar dessa parte? Os onipresentes “influenciadores”, ou, dependendo da sua simpatia, digital influencers, que inundam a internet ao redor do mundo. — O passado tem um valor enorm
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